A Magia das Palavras

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Bem, para meu desespero, a minha internet avariou! Portanto não tenho vindo ao blog para falar das minhas leituras, agora que consegui entrar na internet do portátil vou actualizar aqui o espaço :D

Este livro, confesso, surpreendeu-me bastante. Quando me falaram dele, e mesmo pela sinopse (Que eu acho que não tem muito a ver com a história real do livro) pensei que ia ler uma história centrada num romance entre a Mary e um homem. Que iria ser um livro que nos ia mostrar uma versão cor-de-rosa de um mundo cruel, onde o amor iria valer mais do que tudo.

Só posso dizer que o livro foi como um choque, um banho de água fria que levei. Pois todas as impressões que tinha estavam erradas. E o livro era mais pesado (emocionalmente) do que eu estava à espera.


Então, a história centra-se na vida de uma jovem, Mary, que, depois de sair de casa para tentar levar uma vida melhor, é presa por roubar (ou tentar) um chapéu de chuva a uma mulher rica (Claro que tem a ver com as más influencias das duas raparigas que a acompanham e a metem nessa via).

Vai a julgamente pelo seu crime (que é bastante cruel realmente, imagine-se, haviam pessoas a ser presas por roubar uma empada...) e é decidido pel "tribunal" que ela tem de ser enforcada. Como é nova, acaba por ser exilada em vez de ter pena de morte (tem de estar em exílio durante 7 anos). O que é uma "luz ao fundo do túnel" para Mary. Todas as esperanças que a rapariga teve ao saber que iria viver, quase que morreram ao entrar no navio que a iria levar, juntamente com outros presos, para o local, na Austrália, do exílio. É então presa no porão do navio, onde já estavam presas mais pessoas. O cheiro era horrível, existiam ratazanas, e a maior parte das mulheres lá presentes (como é obvio os homens estavam noutro lado) estavam doentes.

Esta é uma viagem que vai mudar a vida de Mary, lá conhece Tench, o "comandante" do navio. Ele era uma pessoa com um coração enorme, ele tenta ajudar os presos, tenta dar-lhes melhores condições. A ideia com que fiquei dele, é que era um homem extremamente generoso. Fiquei logo animada ao pensar que dali ia nascer um grande amor e tal... E nascer até nasce, mas vamos sentir-nos mal ao perceber que eles nunca o vão admitir (ou vão, tarde demais). Depois da viagem, todos ficam com as esperanças renovadas ao chegar ao local onde vão desembarcar, mas descobrem que nada é o que pensam. As terras são inferteis, apenas com os índios, que não os vêem com bons olhos. Para piorar a situação, a terra parece afectar o cérebro das pessoas, e os homens, vão violar as mulheres na primeira noite que lá passam. Até senhoras idosas... Mary consegue fugir para a praia, mas é apanhada por dois homens. Felizmente Will (um amigo que conseguiu no navio) aparece e salva-a.

Eu podia falar da história do livro até não ter mais espaço, mas para isso iria ter de dar muitos spoilers, e isso ia tirar a graça a quem o quer ler. Posso dizer que ela vai apanhar muitas desilusões, vai ser traída (no sentido carnal e noutras situações) pelo marido, vai perder os filhos, vai viver momentos de desespero profundo, de fome...

Acho que a Mary era uma mulher "de armas". Era corajosa, inteligente, determinada, teimosa, uma óptima mãe, lutadora... Uma mulher que devia ser seguida de exemplo!

Acho que há muito tempo que não chorava tanto num livro, e o facto de saber que tudo isto é baseado numa história verídica torna tudo mais doloroso, sabermos que esta é uma história real, que a corajosa e inteligente Mary realmente existiu.

Não se sabe o que aconteceu depois a Mary, apenas existem registos do que lhe aconteceu até ao que é descrito no final do livro. Espero sinceramente que tudo lhe tenha corrido bem, ela bem merecia.

Aqui fica a sinopse:

"Num dia...Com um gesto apenas...A vida de Mary mudou para sempre.Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary – filha de humildes pescadores da Cornualha – traçou o seu destino ao roubar um chapéu.O seu castigo: a forca.A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo.Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História. Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse – a rainha do romance inglês – apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis."

18 comentários:

bem amiga,pela discriçao. . .e pelo que me contas-te depois,este livro é lindo demais.
bom registo... =)

obrigada...

Não li o livro...e penso que nos próximos tempos não irei ler.

Mas, pela tua crítica e pelo que me contas-te, vejo que é um livro que conta a história de uma grande mulher. E já admiro imenso a Mary.

Olá Sara!

Realmente, depois de ler sobre o que contaste sobre o livro e a sinopse, acho que acabaram por suavizar um pouco a história. Não admira que tenhas sido apanhada de surpresa!

É uma história que mexe muito com o nosso interior. É um livro forte demais! Mesmo assim, irá para a minha listinha de livros para ler. ;)

Boas leituras*

Meninas, acreditem que é um livro que nos faz pensar... e muito!

Têm razão, é muito forte, mas acho que existem momentos da nossa vida em que precisamos de livros assim.

A Mary surpreendeu-me pela positiva. E ainda hoje penso: " E se me deixasse levar apenas pela sinopse? Nunca leria este maravilhoso livro". Ainda bem que dei ouvidos a uma colega minha (Que apesar de não me falar da história, me disse que valia a pena).

Olá Boa noite,
Este livro foi me oferecido no natal mas ao ler o resumo também não me chamou atenção, mas decidi lê-lo e simplesmente adorei-o, li-o em uma semana com o entusiasmo, realmente contem uma grande carga emocional, achei o simlesmente espantoso.
Apesar de ser uma história triste, faz nos pensar na vida e mexe com os sentimentos de quem o lê pois parece que fazemos parte da história eu pelo menos senti-me assim, tanto que gostava de outro fim mas é veridico por muito que a autora quisesse não a podia mudar.
Quer também dar os parabéns a autora deste blog o resumo que fez do livro conta o essencial da história.
pode ser uma história triste mas que vale a pena ler... Pois é um livro dificil de esquecer...

Mónica, antes de mais, MUITO obrigado pelo comentário :)

Realmente este é um daqueles livros inesqueciveis! Fiquei um bocado triste por causa da Sinopse, sabes? Acho que muita gente vai perder um bom livro por ter uma informação errada. Nunca antes tinha visto acontecer algo do genero. Talvez já tenha perdido óptimos livros por causa disso.

O final... Eu esperava outra coisa, sabes? Mas mesmo assim... Espero que lhe tenha corrido tudo bem, ela era uma pessoa com uma coragem enorme!

olá Sara

Não te conheço, mas apos ler o livro decidi pesquisar mais sobre as personagense sobre a história que o livro conta.
Ao ler o teu resumo identifiquei me com o que escreves-te acho que vimos o livro da mesma maneira ou melhor interpreta-mo-lo da mesma maneira foi a ideia com que fiquei e sendo assim não podia deixar de comentar:)
Tens razão quando dizes que vai haver muita gente que n irá ler o livro.
Ao ler a sinopse eu própria se não me fosse oferecido não o teria comprado, mas tenho intenção de o divulgar e empresta-lo ao maximo de pessoas possiveis pois é uma história digna de ser lida.
Pois.... Eu também esperava um final diferente.... fiquei um pouco desiludida, pois acho que merecia outro final, sempre pensei que ela ficasse com o tench, mas fica o facto de ele a ter salvo a vida mais do que uma vez,e ser um dos maiores responsaveis pelo seu perdão.... Também espero que tenha corrido tudo bem na vida dela pois era uma lutadora.

ola passei so para dizer que adorei o livro nunca me esqueças, é realmente expectacular...

Olá
Podia continuar o resumo? É que achei interessante..
Obrugada

. estou a ler e vou agora começar o capítulo 16 e sim, é super emocionante e se houver alguém que leia e que não fique emocionado é porque realmente precisava de viver um bocado do que ela viveu para que soubesse realmente o que é sofrer *.*

Pela descrição que li e pelo 1º nome da personagem, existe também uma mini-série que fala sobre a vida dela. Talvez estejas interessada em procurar e ver.

acabei de o ler. FANTÁSTICO! chorei imenso, é maravilhoso!

o livro está perfeito! um misto de sentimentos em tao poucos capítulos, a emoção "à flor da pele"..
foi o primeiro livro que tive a oportunidade de ler de Lesley Pearse e aconselho a sua leitura, pois é completamente inacreditavel a força que as palavras têm, e o enredo, ao longo de todo o livro!
Sem duvida um dos livros que mexe com o nosso pequeno coraçao e nos "puxa" para a o interior da história com as lagrimas a quererem aparecer aquando da leitura sobre a vida da pequena, mas grande, Mary e pela força que uma mulher tem, mesmo quando pensa que a própria vida ja nao faz sentido..

nao poderá dar-me a conhecer o resto da hístória? o livro parece-me muito interessante e penso acabar de lê-lo mas preciso de fazer um trabalho sobre este romance e nao o leio a tempo. queria saber o que acontecia depois do que contou. Caso nao queira dar a conhecer aqui no seu blog, deixo.lhe o meu e-mail:
suzanoca@hotmail.com
Obrigada

Também li o livro, o meu pai disse para eu n ler pois sou muito nova(12 anos)mas quando começei n consegui parar achei extramamente triste mas so de saber que ela existiu faz com que os meus momentos mais tristes n se identifiquem nem um bocado com que ela passou e voce tem razão ela é um exemplo para todas as mulheres!!!
Beijinhos e continue a postar!

Como gostaste muito deste livro aconselho-te o terceiro livro desta mesma autora Segue o teu coração é muito bom.
É só uma dica :)
Boa leitura

Quando lemos um livro que nos arrebata alma e coracao e no qual cada palavra possui um significado intrinseco de profunda empatia e compreensao so pode ser-nos realmente muito especial...encontrei este sentir em cada pagína folheada...

Acabei de o ler ontem, vieram-me as lágrimas aos olhos, Mary é uma mulher com M grande, não nos podemos esquecer que este livro foi baseado numa história verídica.

Sem dúvida, uma grande mulher que nos faz sentir orgulho do nosso sexo, OBRIGADA MARY! quem sabe esteja de volta a Austrália, com outro nome, noutro corpo, como diz o livro :)