A Magia das Palavras

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Bem, apesar de não gostar de ler os livros do Nicholas Sparks (e quando digo não gostar, é não gostar mesmo. ) Embirrei com ele :P Quer dizer, embirrar é exagero. Tenho admiração pelo trabalho dele. Apesar de não o conseguir ler. É contraditório, mas é verdade. Talvez seja porque nos livros dele, os leitores são obrigados a confrontar-se com a ideia de que nada dura para sempre. Acho que são lições de vida. E isso muitas vezes, faz-nos ver que não estamos a viver a nossa vida de acordo com o que realmente queremos, e pior, que temos medo de mudar, de arriscar. E que por causa desse medo, muitas vezes, perdemos oportunidades únicas.


Decidi ler este livro, porque toda a gente fala dele como um dos melhores do Sparks. Decidi fazer download do filme, e estive a ver. A história é linda. Fiquei surpreendida com as diferenças que existem entre o filme e o livro. Sei que é sempre assim, mas não esperava que fosse assim. Acho que devia ter lido o livro primeiro.

O livro fala da história de Allie e Noah, ela rica e ele, como é de esperar, pobre. Ambos se apaixonam, mas vêem-se obrigados a ser separados, e graças à mãe de Allie, ambos cortam contacto um com o outro.

Achei que o filme transmitia mais ... paixão. O filme dá-nos mais detalhes do que acontece no verão em que ambos se conhecem, no livro também nos apercebemos, mas apenas em memórias incompletas.

Comecei a gostar mais do livro, quando eles estão juntos, a conversar e a relembrar o passado. Adorei uma carta que o Noah escreveu para a Allie, e tenho pena que o filme não a tenha mostrado. É a seguinte:

" A razão porque dói tanto separar-nos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham estado e sempre o fiquem.Talvez tenhamos vivido milhares de vidas antes desta, e em cada uma nos tenhamos reencontrado. E talvez em cada uma tenhamos sido separados pelos mesmos motivos. Isto significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio ao que virá.
Quando olho para ti vejo a tua beleza e graça, e sei que cresceram mais fortes e, cada voda que viveste. E sei que gastei todas as vidas antes desta à tua procura.Não de alguém como tu, mas de ti, porque a tua alma e a minha têm de andar sempre juntas. E assim, por uma razão qeu nenhum de nós entende, fomos obrigados a dizer adeus um ao outro.
Adoraria dizer-te uqe tudo correrá bem para nós, e prometo fazer tudo o que puder para garantir que assim será. Mas se nunca nos voltarmos a encontrar e isto for verdadeiramente um adeus, sei que nos veremos ainda noutra vida. Iremos encontrar-nos de novo, e talvez as estrelas tenham mudado, e nós não apenas nos amemos nesse tempo, mas por todos os tempos que tivemos antes.
"

Quem quiser fazer download do filme, basta clicar neste link: http://www.megaupload.com/?d=CC3IZHAD, é gratuito. Tem legendas em Português Brasileiro, mas percebe-se muito bem.

Entretanto, aqui fica a sinopse do último livro que li e que alguma vez lerei do Nicholas Sparks:

" Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele... E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele... Apesar da doença. Mas haverá mais. Um livro escrito com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora como há muito já não se encontrava na literatura recente."

21 comentários:

Esse livro é lindo, eu particulamente adoro Nicholas Sparks... já comentei desse livro no meu blog, se quiser dá uma olhadinha lá...

eu ainda não conseguir achar o livro pra comprar, li em ebook...

bjs

E eu ficou louca atras dos livros dele, aqui no Brasil é super dificil de encontrar... O livro Um Momento Inesquecivel eu tive que importar de Portugal...


Bjs

A sério Ana? =/ Eu pensei que os livros do Nicholas fossem fáceis de encontrar aí! Aqui em Portugal temos muitos.

E sai muito caro encomendar em PT?

Olá!
Este é um dos livros que mais gosto do Nicholas Sparks. Embora o meu preferido seja Corações em Silêncio cujo final é bem mais feliz.
Compreendo que embirres com este escritor. Há coisas assim!Uma das minhas melhores amigas também não consegue ler os livros dele. Eu por outro lado já li quase todos os livros dele e nunca me canso. Penso que é por eu encontrar algumas semelhanças entre a vida das personagens e a minha ou de alguém que conheça.

bjokinha**

aqui esta o meu livro de eleiçao... e o filme é magnifico.
"a razao porque doi tanto separar-nos e porque as nossas almas estao ligadas..." é lindo...

no entanto,apesar de ter lido primeiro o livro,achei que o filme foi sem duvida muito mais apaixonante... e a interpretaçao foi explendida...

=)

Confesso que li este livro ainda era bem nova.. Li este e As Palavras que Nunca te direi.

Como bem disseste são livros de leitura nem sempre fácil pelas emoções que provoca em nós.

Eu já nem me lembro se alguma vez vi o filme. Sou um bocado contra os filmes. Acabo por sair sempre desiludida. E agora cada vez que um filme me interessa, se for baseado num livro, venha o livro primeiro!

Continuação de boas leituras =)

Morrighan, sabes, eu adorei o filme. Acho que os actores foram muito bem escolhidos! Estão óptimos! Acho que o filme conseguiu transmitir mais emoção, a quimica que existia entre eles... tudo!

Podes sempre aproveitar e fazer o download ;) (tens de ter o Winrar para extrair o ficheiro, mas é rápido)

Boas leituras*

Adorei o livro e o filme , já lá vão alguns anos que o li :)Recomendo

Ora aqui está uma embirração que também partilho... Já desisti de ler Nicholas Sparks, mas pode ser que numa outra altura da vida eu tome coragem e volte a tentar :) mas por agora e porque so li livros dele com finais tristes, é uma leitura que não me seduz. De qualquer maneira, fico à espera de saber o que achaste! ;)

A historia é romantica e bonita. Tambem imbirro com ele. lol
Qto aos livros do George RR Martin, vai devagar e deixei-te resposta aos comentarios lá no blogue Beijinhos Sara

Olá Sara!
Lá no meu blog deixei-te um Selo com perguntas. Satisfaz a minha curiosidade e responde-as se faz favor.

Reparei que estás ler Nunca me esqueças, espero que estejas a gostar.

Bjokinha***

Adorei este livro de Nicholas Sparks, De todos que li dele, este é sem dúvida o meu preferido.

Parabéns pelo blogue.

Eu gosto deste escritor mas canso-me um pouco das suas histórias pois, se formos a ver, são quase sempre as mesmas. De vez em quando lá vai acrescentando algumas coisas diferentes ou muda por completo mas no geral é tudo a mesma coisa. Uma coisa é certa e tu disseste-a muito bem, ele obriga-nos a pensar na nossa vida e a perceber que nada é garantido. O que não deixa de ser uma grande verdade! E isso faz com que aprendamos grandes liçoes, que acabam por enriquecer a nossa vida. Eu gostei imenso desta história e do filme também.
Recentemente, vi o filme "Sorriso das Estrelas" que é baseado num livro do Nicholas Sparks. Aconselho a quem ainda não o leu ou viu o filme. É muito bom. (Se bem que acho que o livro é melhor do que o filme, mas isso é só a minha opinião. lol). ;)

E ao menos essa história acaba bem Anónimo? É que... Ele tem uma escrita muito simples, e fácil de ler. Mas depois o final... É que parece que já está marcado à partida...

Ora bem, Sara... como é que eu te vou dizer?... Hum... Se calhar é melhor eu dizer-te sobre o que é a história e assim poderás entender melhor o seu final. Já sabemos bem como é o "nosso" Nicholas Sparks e como ele adora colocar finais que nos levam às lágrimas. Pois posso dizer-te que até te esqueces do final, acabando por só te lembrares quando estás nesmo no fim. Este não tem um final marcado à partida, como disseste. lool Aliás, devo dizer-te que fiquei muito surpresa quando terminei o livro. És completamente apanhada de surpresa!

A história é sobre uma mulher, Adrienne Willis, que criou e educou os seus três filhos sozinha (o marido abandonou-a). Passados mais de quinze anos, Adrienne vê-se obrigada a contar um segredo que guardou durante muito tempo: devido à morte do marido, a sua filha Amanda está a caminhar para o abismo. É nessa altura que Adrienne decide contar-lhe sobre uma paixão que teve há alguns anos atrás. Tudo começou quanto ela aceitou tomar conta da estalagem de uma amiga, enquanto esta estivesse fora. É nessa altura que ela conhece o médico e único hóspede da estalagem: Paul Flanner. E é então que o amor acontece...e a magia (do autor) também! =D


Bem, o final é aquele que já conhecemos do N. Sparks mas acredita quando te digo que vale a pena mesmo assim! O que mais me apaixonou foi os dias passados de Adienne com Paul na estalagem. Faz com que desejemos ser uma das personagens e também vivermos algo assim. É certo que (quase) todos os livros dele, têm esse efeito em nós mas acredita que este é diferente. Não te consigo explicar como mas vai por mim. Se puderes, arranja-o e lê. É fenomenal! *.*

Bem... Sendo assim... Acho que vou tentar... Mas tenho de deixar as coisas acalmarem. A minha Wishlist não é muito grande, mas os livros estão carotes...

Obrigado =)

Bem, podes dizer! Se eu pudesse comprava muitos mais livros mas a carteira não dá para mais =(

Não tens de quê, Sara! Sempre às ordens! xD

Acredita, vais gostar ;)

Temos de começar a fazer um mealheiro lololol para poupar uns troquitos para comprar livros!!! ahaha

LOOOOOOOL

Nunca tinha pensado nisso. Ora aí está uma boa ideia! xD

Acho que é mesmo isso que vou começar a fazer. =D

gosto tanto de ti.

Pessoalmente eu adoro o Nicholas Sparks , já li 2 livros dele " Laços que perduram" e " O Diário da Nossa Paixão" e adorei os dois ... Ali na estante tem "Um momento inesquécivel" á espera de ser lido
Não concordo contigo num aspecto ,fiquei com a impressão de que gostaste mais do filme do que do livro, eu acho que o livro é mais bonito do que o filme pois explica tudo o que eles estão a sentir e acho que isso é muito importante numa grande narrativa ...
Tenho um pequeno comentário acerca deste livro no meu cantinho se quiseres espreitar :)