A Magia das Palavras

"A solidão não existe para o intelectual, para o homem que pensa e lê. Todos podem temê-la, menos ele o homem habituado a encontrar dentro de si o mundo."

Estive hoje a reler o último livro da Saga "Luz e escuridão" da Steph. Uma autora que já conquistou bastantes leitores (Se me permitem dizer, acho que muita coisa já chega a exagero).


Muita gente refere que este livro foi uma desilusão, ora acham que foi estupidez o que aconteceu entre a Renesmee e o Jake, ora acham que a guerra entre os Cullen e os Volturi deveria ser mais... violenta.. Eu não acho nada disso. Adorei o livro. Basta dizer, que agora para mim, os melhores livros da Saga, são o primeiro e o último. É aqui que a Bella realmente percebe que ama o Edward e que o Jacob é apenas o seu melhor amigo.

Adorei a Bella depois de ser transformada, o facto de continuar tão controlada foi bastante engraçada! As apostas com o Emmett, a versão maternal da Rose, a capacidade de "escudar" da Bella... Adorei o confronto entre os volturi com a familia Cullen e companhia. Acho que as palçavras do Garrett foram fantásticas, e que isso, mostrou um pouco a posição da Stephenie face a guerras que existem hoje em dia (é a mesma visão que aparece no livro Nómada).

Já para não falar no final. É perfeito... Simplesmente perfeito. É claro que todos nós estavamos á espera que o Edward e a Bella ficassem juntos, mas foi uma surpresa a maneira como o final decorreu (pelo menos para mim). Adorei a surpresa da situação para o Edward...
Claro que também existiram coisas que ficaram mal explicadas, por exemplo, como contaram á mãe da Bella, a reacção do pai. Será que ele realmente percebeu o que se estava a passar? Mas nada assim de muito grave...

Acho que se nota uma evolução na escrita da Steph, acho que nos deu uma visão de cumplicidade, de amizade ... Espero que a autora continue com o bom trabalho. Para mim, foi uma óptima maneira de terminar esta Saga.

Por agora, aqui fica a sinopse do livro:

"Amares aquele que te matava, deixava-te sem outra opção. Como poderias fugir, como poderias lutar, se ao fazê-lo magoavas o teu amor? Se a tua vida era tudo o que tinhas para dar, como poderias recusá-la? A alguém que amavas verdadeiramente?
Para Bella Swan, o amor inelutável por um vampiro enreda-se de forma fantástica e terrível com uma realidade perigosamente opressiva. Impelida, num sentido, pela sua paixão intensa por Edward Cullen e, no outro, pela ligação profunda ao lobisomem Jacob Black, Bella enfrentou um ano tumultuoso de tentações, perdas e conflitos que agora a coloca perante um momento final e decisivo. A escolha eminente entre ingressar no mundo tenebroso, mas sedutor, dos imortais, ou prosseguir uma existência inteiramente humana é o fio do qual se suspendem os destinos dos dois clãs. Agora que Bella já tomou uma decisão, uma cadeia perturbante de acontecimentos sem precedentes está prestes a desenrolar-se, com efeitos potencialmente devastadores e incomensuráveis. Quando os fragmentos corroídos da sua vida – inicialmente desvendada em Crepúsculo, e depois estilhaçada e dilacerada em Lua Nova e Eclipse - parecem prestes a sarar e a unir-se num todo, será que vão ser destruídos… para sempre? "

8 comentários:

Olá Sara Inês :D

Eu também gostei imenso do livro! Este e o 1º livro da saga são os meus preferidos.

Acho que terminou tudo como deveria. O final foi simplesmente lindo! Acho que o Edward precisava de ver as coisas pelos olhos da Bella para saber o quanto ela o amava e que em momento algum o tinha deixado de amar. E para dissipar qualquer culpa ou remorso que poderia andar a pairar por ali.

Também achei demais aquele tempo depois da transformação :D E a capacidade de escudo...nao estava à espera. Aquele mix de vampiros, vindos de todo o lado do mundo foi super interessante.

Gostei muito :D

Olá Sarah!
Em 1º Lugar deixa que te diga que a seguir ao New moon este é o meu favorito. Considero a autora um pouco púdica e considero que ela tem vindo a "negligenciar" a personagem do Edward tornando-o cada vez mais fraco. Começa a parecer cada vez mais o menino bonito que atura todas as patetices da Bella que a cada parágrafo fala no quanto ele é bonito e bonito e... Enfim mas opiniões são opiniões. Cada vez gosto mais da personagem da Alice!
Antes do fim... parabéns pela passagem no exame de código e boas conduções!

Olá Sara!

Os meus livros favoritos desta saga são o New Moon e o Eclipse! No entanto, gosto de todos. Acho que são fantásticos!

Em relação a este, acho que o facto de a autora ter decidido "cortar" o livro em pequenas partes onde se podia ler o ponto de vista da Bella e do Jacob, um pouco errado. Se queria fazer algo assim, acho que deveria também ter incluído o ponto de vista do Edward. Pelo menos, para mim, teria ajudado a conhecer um pouco melhor o nosso vampiro protagonista e saber realmente o que ele pensava e sentia (sim, porque tudo o que sabemos é através do ponto de vista da Bella que, como Crowe disse e muito bem, ela embelaza bastante).

Por outro lado, acho que o ponto de vista do Jacob não tem muita lógica. Acabou por ser até um pouco enfadonho estar a ler sob o ponto de vista do nosso belo lobisomem, visto não haver grandes mudanças nos seus sentimentos e pensamentos. No entanto, tenho de admitir que me ajudou a entender melhor o "meu" Jacob (sim, eu admito. Sempre gostei bastante do Jacob. É uma das minhas personagens preferidas. xD).

Mesmo assim, adorei toda a preparação que houve para a luta entre os Volturi e os Cullen e todas aqueles vampiros vindos de todo o mundo. Esse foi um dos aspectos que adorei pois tornou ainda mais interessante a história.

No entanto, tenho de discordar contigo sobre um aspecto. antes de mais nada, deixa-me dizer que não sou a favor de guerras. Na verdade até as abomino! Só servem para causar dor e morte. Mas, acho que depois de estarmos constantemente a ler em quase todos os livros sobre a ferocidade e arrogância dos Volturi e a prepararmo-nos emocionalmente, também nós leitores, para a guerra entre os Cullen e os Volturi, acho que merecíamos um pouco mais de acção. Acho que foi mais tensão e falatório do que outra coisa. Depois de lermos e "vivermos" tanto o medo e preocupação das personagens, merecíamos ter uma batalha diferente. É claro com os Cullen a saírem vencedores. xD

Para terminar, acho que o último capítulo foi um pouco estranho no meio daquilo tudo. Foi muito do estilo " e viveram felizes para sempre a brincar às princesas e aos princípes".

Se calhar vou levar um raspanete por ter dito tantos aspectos negativos (=S) mas espero que me possas perdoar e os teus leitores também. Apenas estou a dar a minha opinião. =)

"Anónimooo" :D Olá.

Claro que não vais levar um raspanete! É interessante ver os vários pontos de vista. Realmente, nunca tinha pensado na Guerra entre eles dessa maneira.

Esperar a luta porque queremos vê-los a fazer justiça e não apenas por lutar... Faz sentido.

Eu quase caí para o lado com os teus favoritos. A sério? Esses foram os que me entusiasmaram menos... Quer dizer, não entusiasmaram menos... foi... pronto.

Em relação ao ponto de vista do Ed, acho que ela estava a querer escrever o Midnight sun. Mas queres a minha opinião mesmo? Acho que todos os leitores acabaram por ficar com expectativas muito altas em relação ao Edward, e eu acho que deve ser muito dificil para ela agora dar-nos a conhecer melhor o Edward devido à fasquia imposta...

Quanto ao Jacob... sempre me irritou um bocado -.-

Ufa! Fico aliviada por não me censurares. xD

Fico contente por te ter feito pensar na guerra deles de outra maneira. É isso mesmo! Percebeste perfeitamente o que queria dizer. =)

Em relação aos meus favoritos, é verdade. Estou a falar a sério! lol Os meus favoritos foram esses e vou explicar-te porquê:

O New Moon (um dos meus favoritos) é muito emocional pois fala essencialmente dos sentimentos de Bella depois de esta ter sido deixada pelo Edward. Pela primeira vez, ela fala dela! Ela continua a centrar-se no Edward mas não tanto como quando ele estava perto dela.

Porque, sejamos sinceras, ela passa a vida a ver Edward à frente. Como ele é perfeito, como ele é lindo, os seus olhos, o seu peito...etc etc. Acabamos por conhecer a personagem do Edward através do que ela sente, pensa e vê dele. Como é que sabemos que é tudo verdade? Simplesmente, não sabemos! O que, na minha opinião, é uma pena!

Neste livro, ela passa a pensar apenas nela, ouvindo, é certo, a voz de Edward sempre que está prestes a fazer alguma asneira.
Mesmo assim, há capítulos no livro que me fizeram sentir completamente devastada, sem conseguir ler mais nenhum capítulo de tão cansada que estava emocionalmente! A maneira como a autora descreve os pensamentos da Bella e de como ela está tão frágil, completamente um "caco", são tão fortes... mas tão fortes que até me fizeram sentir exactamente o que a Bella sentia! Ou seja, estava um autêntico "caco" quando acabei o livro. E é por esse mesmo motivo que gostei tanto dele, tornando-se um dos meus favoritos.

É claro que não podemos esquecer o ínicio da amizade entre Bella e Jacob. O facto de eu, através da leitura da autora, sentir-me como a Bella, fez com que eu entendesse esta nova amizade e perceber o porquê de Bella, mais tarde, achar que estava apaixonada pelo Jacob.

O Eclipse (outro dos meus livros favoritos), é o verdadeiro regresso de Edward (depois de ter deixado Bella) e é onde começa as hostilidades entre os Cullen e os Volturi. É aqui que se fica a conhecer verdadeiramente os Volturi e o seu poder, do que eles são realmente capazes! Além disso, as rivalidades entre Jacob e Edward são super engraçadas! xD

Provavelmente, não te estou a conseguir explicar porque é que este livro é outro dos meus favoritos mas acredita quando te digo que houve algo neste volume que me cativou a atenção. =)

Agora falando sobre o ponto de vista do Edward e o que disseste sobre esse assunto. Pelo que uma vez vi num vídeo sobre os bastidores do "TWilight", o Midnight Sun já foi escrito mas a autora ainda não sabia se devia ou não editar. Penso que foi dessa maneira que o actor Robert Pattinson construiu a sua personagem, ou seja, a autora deu-lhe a ler o ponto de vista de Edward e, pelo o que o Robert disse, é muito diferente do da Bella. Faz-nos pensar, hã? =P
Mas se calhar tens razão. Nunca tinha pensado nisso. As pessoas ficaram com altas expectativas, têm o Edward em muita conta. Mas de quem é a culpa? lol Tal como já disse, na minha opinião, isso é culpa da Bella e do seu ponto de vista "embaciado". xD Os únicos pontos de vista que conhecemos é os da Bella (o "princípe perfeito") e do Jacob (que como odeia o rival, só lhe vê defeitos).

Era bom que a autora decidisse editar o Midnight Sun para finalmente sabermos exactamente o que vai na cabeça de Edward e o que ele realmente sente.

Em relação ao Jacob, eu simpatizei com ele no 1º livro da saga mas foi quando li o 2º volume que comecei a conhecer quem era Jacob Black. Acho até que a personagem cresceu ao longo da história.
Encantei-me com este lobisomem talvez pelo que Bella falava sobre ele. A maneira como o via e como ele a fazia sentir era tão bonita para mim que acabei por me apaixonar por esta personagem! É claro que, por vezes, até a mim ele me irritava (mas a Bella conseguia irritar-me mais). xD

Sim! Eu percebo-te, acho que conseguiste pegar nos aspectos positivos dos livros e juntá-los. E ao pensar como tu, estes livros realmente são os mais interessantes de analisar!
Realmente, nós temos uma imagem do Edward criada por uma rapariga apaixonada. E quando uma pessoa está apaixonada tende a descrever a outra pessoa de uma maneira utópica.

A Bella também me irritou muito -.- Acho que isso aconteceu a muita gente!

E se reparar-mos, é uma maneira diferente. Normalmente, só lemos livros onde toda a gente é feliz. Onde todos os amores são correspondidos...

É o que eu digo! É interessante analisar-mos as opiniões diferentes das nossas :D

Ola sara.
Também já li a saga toda e concordo plenamente contigo...
Os meus favoritos também são crepúsculo e amanhecer. Afinal é o inicio e o fim de uma história que tem conquistado milhões de pessoas.
Também acho que a escrita da Steph amadureceu bastante. Por exemplo em Lua Nova e Eclipse há partes em que a acção pára e torna-se monótono... Mas esta é só a minha opinião.
Em relação ao final de amanhecer só discordei com o facto de os Volturi não saírem "destronados".lol
De resto concordei com tudo. Inclusive o final da Renesmee e do Jacob... É acho que está perfeito...
Tenho um excerto de "midnight sun" em pdf, o livro que a steph parou de escrever, mas em inglês...
Dá-te uma visão diferente do Edward e da sua natureza...
Bom como acho que isto já está a ficar comprido demais vou parar por aqui.lol

Parabens pelo teu blogue

Tal como muitas outras pessoas também eu já li toda a saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer.
Os meus livros preferidos foram o " Crepúsculo" e " Eclipse", e porquê? Tem uma justificação claro. O Crepúsculo mostra o inicio de tudo , a forma como eles se conheceram e se começaram a aproximar mesmo sem Bella saber nada sobre Edward é fascinante e depois a forma com Edward demonstra o seu amor por Bella ao correr para protegê-la de James, penso que isso é o que faz deste livro tão especial... Quanto ao Eclipse não tenho palavras para descrever o quão lindo o livro e a forma como Bella tenta proteger a sua amizade com Jacob e ao mesmo tempo o amor com Edward é maravilhosa ...
Ao dizer que estes são os meus preferidos não estou de forma alguma a desfraudar os outros dois títulos da saga pois também eles são fascinantes , apenas que estes dois me prenderam mais .. O Amanhecer teria sido o meu preferido se não tivesse perto de 100 páginas a contar sob o ponto de vista do Jacob , acho que a autora perdeu um pouco por mter esta parte no livro , mas não deixa de ser giro .

Parabens pelo excelente trabalho que tens feito neste blog